Nossa História!

A Escola Rosa dos Ventos inspira-se no olhar inovador da Escola da Ponte e sua proposta de educação transformadora, idealizada também pelo Professor José Pacheco.

Professor Zé (como gosta de ser chamado) é um educador, pedagogo e pedagogista, nascido na cidade do Porto em Portugal e grande dinamizador da gestão democrática na Educação.

É um crítico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo.

Educadoras Kika e Fabíola visitando a Escola da Ponte (Porto-Portugal)

Professor José Pacheco na escola Rosa dos Ventos.

  • PROJETO ROSA DOS VENTOS

    (“A maior insanidade é continuar fazendo sempre a mesma

    coisa e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein)

          Nossa história começou num portão… No portão de uma escola. No momento em que simples entradas e saídas de aula, se transformaram num Encontro. Assim nasceu uma Amizade, construída na admiração, mas mais que isso, no compartilhar diário de nossas similaridades e acima de tudo, de nossas diferenças. Na cooperação frente aos desafios da vida, na avalição e reavaliação dos nossos valores.

    E como acontece quando somos amparados, olhados, cuidados e valorizados pelo outro, começamos a Sonhar. A Sonhar em Transformar… A nós mesmas, o nosso ser e estar no mundo, e porque não? O mundo que nos cerca.

    Na busca por esse Sonho, começamos a questionar não só nossas vidas, bem como nossas práticas. Dentro dessas práticas, nosso trabalho, totalmente ligado à “educação”. Mas que difícil constatar que mesmo embasadas em teorias altamente calcadas em estratégias e processos, nossas práticas eram vazias, híbridas, solitárias, excludentes, competitivas, nada afetivas e desumanas.

    Onde estava o Amor, a Afetividade, a Humanidade, a Solidariedade, o Respeito, a Responsabilidade, a Honestidade, a Justiça, enfim, aqueles Valores que nos permitiram Autonomia para Sonhar em Transformar nossos mundos?

    Concluímos que somente uma Educação baseada em Valores, Princípios, seria a catalizadora na formação de um cidadão democrático, participativo, sensível, solidário, fraternal, feliz.

    Dessa forma, buscamos uma Aprendizagem Participativa e Transformadora, que aconteça no seio da Comunidade e na Escola como um lugar privilegiado no favorecimento do Encontro. Como aquele Encontro que iniciou nossa história.

Olá, clique no botão abaixo para ser atendido agora via WhatsApp!

WhatsApp Online